Legislador da EU declarou que os reguladores devem tentar parar o pânico após o colapso do banco do Vale do Silício
O influente parlamentar da UE, Markus Ferber, afirmou que os reguladores deveriam tentar evitar a propagação do pânico após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB).
Imagem by Google |
Ele afirmou que os reguladores bancários da UE devem verificar se os bancos europeus são vulneráveis a choques de taxas como o que levou o credor da Califórnia à falência na sexta-feira. "O foco agora é conter mais consequências", declarou Ferber em um comunicado enviado por e-mail. "O pânico é contagioso e não deve ser permitido se espalhar."
É um tema frequente entre os políticos alemães que argumentam que as regras atuais subestimam o risco para governos endividados como como Itália e Grécia. Os formuladores de políticas da UE tentaram minimizar os temores de contágio.
Um porta-voz da Comissão Europeia afirmou na segunda-feira que o SVB tinha operações "muito limitadas" dentro da UE, e o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou a repórteres que os bancos na França "não foram afetados" e tinham um modelo de negócios diferente do SVB.
Ainda assim, o nervosismo do mercado se espalhou pela região. O Stoxx 600 European Bank Index, que inclui bancos fora da zona do euro, caiu 6,3%, sua maior queda em um dia em mais de um ano, segundo a Reuters.