Supervisão bancária em xeque: o que o Fed e NYDFS estão fazendo para evitar novas falências

 

Supervisão bancária em xeque: o que o Fed e NYDFS estão fazendo para evitar novas falências


Nos últimos dias, foram divulgadas revisões internas da supervisão do Signature Bank e do Silicon Valley Bank, revelando fraquezas nos reguladores bancários e na administração dos bancos. A quebra desses bancos em março gerou uma série de falhas que levaram o presidente dos EUA, Joe Biden, a comentar sobre o assunto em suas redes sociais.

Imagem by Google

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York publicou sua revisão interna da supervisão do Signature Bank no mesmo dia em que o Conselho do Federal Reserve dos EUA divulgou sua revisão da manipulação do Silicon Valley Bank. Os reguladores bancários nos Estados Unidos passaram da introspecção à confissão após as quebras de bancos de alto nível.

A revisão do Fed destacou que a administração do SVB falhou em gerenciar seus riscos e os supervisores "não avaliaram totalmente a extensão das vulnerabilidades" do banco à medida que "crescia em tamanho e complexidade". Além disso, os supervisores falharam em agir com rapidez suficiente nas vulnerabilidades que identificaram. Os exames anuais de capital, qualidade de ativos, gestão, rentabilidade, liquidez e sensibilidade ao risco de mercado revelaram deficiências em 2021 e 2022, mas mudanças na equipe de supervisão e o rápido crescimento do banco atrapalharam seu tratamento.

A abordagem de supervisão no Silicon Valley Bank era muito deliberativa e focada no acúmulo contínuo de evidências de apoio em um ambiente orientado por consenso. A flexibilização regulatória devido à aprovação da Lei de Crescimento Econômico, Alívio Regulatório e Proteção ao Consumidor em 2019 levou a uma "abordagem de adaptação" para regulamentar muitos grandes bancos, incluindo o SVB. A política de supervisão foi alterada ao mesmo tempo para dar maior ênfase ao devido processo, retardando a ação regulatória, de acordo com o relatório.

O Fed admitiu que embora os requisitos de supervisão e regulamentação mais altos possam não ter evitado a falência da empresa, eles provavelmente teriam reforçado a resiliência do Silicon Valley Bank. A série de falhas gerou ondas de choque tão sérias que o presidente dos EUA, Joe Biden, sentiu a necessidade de twittar uma resposta.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato