Imagem: Leonardo Vision, IA |
San "SBF" Bankman faz Declarações Controversas Sobre Regulamentação
Apesar de ter manifestado publicamente seu apoio à regulamentação das criptomoedas com o intuito de proteger os clientes, Sam "SBF" Bankman-Fried, fundador da exchange de criptomoedas FTX, parece ter demonstrado reservadamente um sentimento contrário em relação aos reguladores.
No decorrer do julgamento criminal atual de Bankman-Fried, a promotora assistente dos EUA, Danielle Sassoon, questionou-o sobre declarações anteriores feitas no Twitter, onde afirmava seu apoio à regulamentação das criptomoedas. Ao ser indagado sobre suas palavras, Bankman-Fried afirmou não se lembrar de tais declarações. Contudo, ao ser confrontado sobre ter dito palavras ásperas sobre os reguladores, ele admitiu ter feito tal afirmação.
Além disso, Bankman-Fried também expressou sua visão sobre um determinado grupo de pessoas no Crypto Twitter, referindo-se a elas de forma negativa. Anteriormente à sua detenção, ele havia prestado depoimento em 2021 perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA a respeito da regulamentação das criptomoedas.
Sob interrogatório subsequente, Bankman-Fried também reconheceu que um dos benefícios da participação ativa na formulação de regulamentações de criptomoedas era proporcionar vantagem competitiva à FTX em relação à concorrente Binance. Antes de enfrentar problemas financeiros, ele havia revelado que a FTX e a empresa parceira Alameda Research possuíam aproximadamente US$ 15 bilhões em depósitos de clientes, sendo que US$ 10 bilhões foram posteriormente reportados como não contabilizados.
Em novembro de 2022, surgiu a notícia de que a Binance, sob liderança de Changpeng Zhao, estava em negociações para adquirir a FTX. No entanto, a transação foi interrompida após a Binance, supostamente, identificar inconsistências nos registros financeiros da FTX. Bankman-Fried confirmou que, em 7 de novembro de 2022, houve uma retirada massiva de fundos por parte dos clientes, resultando em um desafio significativo de liquidez para a empresa.