Ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, Condenado em Julgamento de Fraude Multibilionária

 

Ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, Condenado em Julgamento de Fraude Multibilionária

Nova York - Após semanas de um extenso julgamento, o ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado de todas as sete acusações por um júri em Nova York. 


Imagem by IA


As acusações incluíram fraude eletrônica, conspiração para fraude eletrônica, fraude de títulos, conspiração para fraude de commodities e conspiração para lavagem de dinheiro. O veredito foi anunciado após cerca de quatro horas de deliberações, marcando um dos momentos mais impactantes no mundo das criptomoedas e das finanças dos Estados Unidos.

A pena máxima para cada um desses crimes varia de cinco a 20 anos de prisão, com as acusações de fraude eletrônica, conspiração para fraude eletrônica e conspiração para lavagem de dinheiro carregando a pena máxima de 20 anos. Bankman-Fried agora aguarda sua sentença, que será determinada pelo juiz distrital de Nova York, Lewis Kaplan, em 28 de março de 2024.

O procurador do Distrito Sul de Nova York, Damian Williams, descreveu os crimes de Bankman-Fried como parte de "um esquema multibilionário projetado para torná-lo o rei da criptografia" e uma das maiores fraudes financeiras na história dos Estados Unidos. A defesa de Bankman-Fried, representada por Mark Cohen, expressou desapontamento com o veredito, afirmando que seu cliente mantém sua inocência e continuará a lutar contra as acusações.

Além de Bankman-Fried, outros executivos importantes da FTX, incluindo a ex-CEO da Alameda, Caroline Ellison, o cofundador da FTX, Gary Wang, e o ex-chefe de engenharia da FTX, Nishad Singh, também enfrentaram acusações e trabalharam com o governo para testemunhar contra Bankman-Fried no decorrer do julgamento de cinco semanas.

Durante o julgamento, Bankman-Fried se manteve firme em sua alegação de inocência e retratou o colapso da FTX em novembro de 2022 como uma série de erros. Ele atribuiu a Wang a criação de uma função que permitiu à Alameda negociar fundos na FTX, alegando desconhecimento sobre a situação. Ele também responsabilizou Ellison por não gerenciar adequadamente os riscos, defendendo que não fraudou os clientes da FTX ao assumir mais de US$ 8 bilhões de seus fundos, argumentando que se tratava de um empréstimo da Alameda na bolsa.

Este veredito representa um marco significativo em um dos casos mais notórios envolvendo criptomoedas e finanças tradicionais, repercutindo em toda a indústria e atraindo a atenção de investidores e reguladores em todo o mundo.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato